Como saber se eu estou com Trombose?
16 de outubro de 2017
Exibir tudo

Cirurgia ainda é uma opção de tratamento para varizes?

Mesmo diante de diferentes técnicas disponíveis hoje em dia para o tratamento de varizes, existem casos em que a cirurgia será a melhor opção para atingirmos os melhores resultados.

A cirurgia para varizes é um método clássico e consagrado. É considerado um procedimento muito seguro, com baixo índice de complicações.

Em geral, eu realizo o procedimento com anestesia local e em casos maiores pode ser necessário realização da raquianestesia ou bloqueio espinhal.

O procedimento cirúrgico clássico para as varizes superficiais é realizado com microincisões na pele e as varizes são puxadas delicadamente com agulhas tipo agulhas de crochê.

No caso do tratamento das safenas a técnica cirúrgica tem indicações cada vez mais restritas e vem sendo substituída pelo tratamento a Laser ou Radiofrequencia, que traz como beneficio uma recuperação mais rápida.

O tempo de recuperação depende muito do volume de varizes existentes, mas aquela ideia de que o paciente fica 20-30 dias em repouso não existe mais. Muito pelo contrário, a orientação é evitar ficar muito tempo parado e assim evitar complicações como a trombose.

É preciso evitar também longos períodos em pé ou sentado sem se movimentar.

O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia deambulando, e em uso de uma meia pós operatória específica. É possível subir escadas lentamente. O tempo de retorno às atividades diárias são muito individuais e oriento muito o paciente a observar e respeitar seu corpo.

O tempo de uso da meia após a cirurgia é controverso na literatura médica e o paciente deverá sempre seguir a risca as orientações de seu médico cirurgião vascular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *