Viagens Longas
25 de julho de 2017
Como saber se eu estou com Trombose?
16 de outubro de 2017
Exibir tudo

Tratamento Varizes (vasinhos) com Espuma

Varizes Espuma

Varizes Espuma

 

O tratamento de varizes com espuma despertou muita curiosidade dos pacientes após recente reportagem em mídia nacional.

A espuma foi apontada como a possibilidade de cura das varizes sem cirurgia e de forma simples. Mas será que é bem assim? Para saber o que é o tratamento com espuma precisamos entender que as substancias esclerosantes são líquidos que causam reação química na parede dos vasos e são utilizados a escleroterapia liquida ou aplicação convencional. A espuma nada mais é do que a mistura de ar com um tipo dessas substancias esclerosantes chamada polidocanol. Quando misturado com ar de forma especifica e com grandes nuanças técnicas forma-se uma espécie de espuma de polidocanol. É chamado de espuma porque fica parecendo uma espuma de barbear mesmo.

Quando injetamos essa espuma na veia, aumentamos o tempo de ação do liquido esclerosante na parede da veia, aumentando a reação causada na parede do vaso. Esse aumento da ação na parede do vaso aumenta a chance do vaso fechar. No entanto, pode também aumentar a chance de hiperpigmentacao na pele (manchinhas na pele após o tratamento). Mas isso quer dizer que tratar com espuma significa que vai manchar? Não!! Mas a chance de manchar parece maior, e portanto, a espuma não pode ser considerada uma técnica tão simples.

A indicação do tratamento com espuma deve ser precisa, muito alinhada com as expectativas do paciente e feita por médico angiologista e cirurgião vascular habilitado. Mas e a espuma cura varizes? Não existe método que leve a cura das varizes. A tendência a apresentar varizes é genética. Existem sim formas de controlar a velocidade de progressão deste problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *